sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Em Outros Tempos...



Olá pessoal! :)

Vcs provavelmente já ouviram alguém dizer "no meu tempo...". Os tempos mudam e a música também, certo? Será que a música já foi melhor ou a tendência é sempre melhorar? Tempos diferentes, estilos diferentes, mas que haja sempre o mesmo objetivo.
Depois de falarmos de música jovem, atual (veja aqui), hoje vamos falar de músicas "das antigas". Quem nasceu na igreja, deve ter aquela nostalgia de músicas da sua infância, adolescência, juventude, ou então já ouviu seus pais comentarem que as músicas do tempo deles é que eram músicas de verdade. Claro que cada época tem a sua peculiaridade, a música precisa se atualizar e cada vez mais se diversificar para abranger mais públicos, mas um pouco de "saudosismo" não faz mal nenhum também.
De uns tempos pra cá, o acesso à música e também a facilidade de produzir música se expandiram muito. Fico imaginando como era difícil e custoso há um tempo atrás pra se gravar cds, e a variedade de música que chegava às igrejas de todos os cantos era muito menor. Hoje em dia, mesmo que não se tenha condições de produzir um cd, a internet tá aí e qualquer pessoa que tenha uma câmera pode gravar um vídeo e acabar sendo conhecida nacionalmente (internacionalmente, quem sabe?) através do youtube.
Outra coisa que seguido ouço algumas críticas quanto à música é o estilo de louvor congregacional, que na opinião de algumas pessoas tem letras repetitivas e pouco significativas. Na verdade, o próprio objetivo dessas músicas é esse, as letras mais simples pras pessoas terem mais facilidade de aprender na igreja. Aliás, talvez o motivo desse "preconceito" seja que o estilo congregacional seja algo um pouco recente, porque "antigamente" o que se cantava na igreja eram os hinos do hinário, e da década de 90 pra cá o cd jovem.
O fato é que a música tem se expandido e hoje temos uma variedade enorme (confira as playlists no nosso canal) de cantores e grupos de todos os tipos e estilos espalhados pelo Brasil (e pelo mundo também). Há quem diga que "hoje em dia qualquer um canta", mas o salmista não diz "Tudo o que tem vida louve o Senhor!"? Que todos cantemos louvores ao Senhor! 
Independentemente da diversidade musical que temos hoje, vale sempre lembrar das músicas "das antigas" não é? Sou um pouco saudosista das músicas do Integração Jr que cantava no coral da escola, de Arautos, Alessandra Samadello e Fernando Iglesias que ouvia em fita... rs Mais alguém aí do tempo da fita? E dos LPs? rsrs
Confiram a minha listinha #FlashBack! 

Alessandra Samadello - Noite Colorida (1996)
Fernando Iglesias - Pra Sempre Vou Te Amar (1992)
Arautos do Rei - Se Ele Não For o Primeiro (1997)
Integração Jr - Gota de Cristal (1996)
Josué de Castro - Tu és meu Deus (1996)
Betty Souza - Tesouro
Paulo Selzelin - O Amor do Calvário
Prisma Brasil - Minha Vida Está em Ti (1996)
 
Grupo Integração - Lindo és meu Mestre
Sonete - Jesus Tu és a Minha Vida (1989)

Curtam a página TrechosMusicAdv - Música Adventista. Até a próxima!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

#rpsp - A Nossa História em Daniel


Boa tarde!

"Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a Ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com Ele." Daniel 2:20-22 NVI

O assunto é novamente Reavivados Por Sua Palavra. Hoje nós terminamos o livro de Daniel, e assim como na semana passada temos uma breve reflexão sobre o assunto. Enquanto a primeira parte do livro contava a história de Daniel e seus amigos durante o cativeiro, a segunda parte é a parte profética, e fala da História do mundo.

Começando já no início do livro, quando o rei Nabucodonor tem um sonho com uma grande estátua, a história dos reinos desse mundo são reveladas a Daniel. Algumas pessoas tem alguma dificuldade de compreender os significados, recomendo muito o programa Bíblia Fácil que explica super bem o assunto. O fato é que a sequência dos capítulos descreve com mais detalhes cada um dos reinos, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma e Europa. E após todos esses reinos, o reino de Deus será estabelecido.

Vimos no livro que um reino oprimiria "os santos, [tentaria] mudar os tempos e a Lei". A verdade seria lançada por terra, mas Deus chamaria um povo que restaurasse a Sua verdade. "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado" Dn8:14, a profecia que aponta para o início do movimento adventista em 1844. Desde então, vivemos o dia da expiação, ou seja, Cristo intercede por nós no lugar santíssimo do santuário. E lá se vão quase 170 do cumprimento da profecia, e a certeza de que esse tempo de graça está chegando ao seu final.

Mas sem envolver muito nos assuntos proféticos, o que nós vimos nesse livro é a mão de Deus guiando a História do mundo e a nossa história também. As profecias se cumprem com precisão e ao olharmos para as promessas de Deus que ainda estão por se cumprir, fica a certeza expressa nas palavras de Ellen White "Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado."

Confie, se Ele dirige o tempo e a História, Ele também pode dirigir a tua vida, basta vc permitir. Deixe que Ele escreva a tua história. Fique com a promessa final do livro de Daniel:

“Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”. Daniel 12:13 NVI


És o Dono do tempo,
O Senhor da História,
Sei que tens os meus dias em Tuas mãos.

Fiquem com Deus! ♥

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

#Análise - Jesus Luz do Mundo - Daniel Lüdtke

Boa tarde!


Antes tarde do que nunca né? Como prometido, finalmente tá no ar a minha análise do tão esperado 3º dvd do Daniel Lüdtke, #JesusLuzDoMundo. O dvd foi o lançamento de junho da gravadora Novo Tempo, e assim como os projetos anteriores do Daniel tem base em passagens bíblicas, dessa vez o tema central é Jesus. Pra montar essa análise tive a colaboração super especial de alguns ADM's do Clubinho do Lüdtke e mais alguns fãs dele.

Sobre o design desse iluminado projeto (haha), na minha opinião foi o melhor dos três. O instrumental tá simplesmente ótimo, curti o vocal também. O dvd tá top, uma das coisas que mais me chama a atenção sempre é a parte de iluminação, e nesse dvd não podia ficar despercebida: achei maravilhosa! :)
As composições estão lindas, as letras profundas, e as músicas acabam ficando na cabeça, tu ouve uma vez e sai cantando junto! rs

O dvd já começa super bem com Verbo, ótima música, e segue animado (e viciante). Maravilhoso (Maravilhoooso, Maravilhooso... ♪) música linda, instrumental ótimo. Água Viva, ótima letra e melodia. Me Cura é aquela reflexiva, um pedido a Deus pra ser curado e purificado de todo mal, uma das mais lindas do dvd. Super curti o violãozinho da Canção de Pedro. Tudo é muita adoração, letra linda, melodia maravilhosa, nessa música especificamente vocal e instrumental estão perfeitos demais! Derramo Minha Vida, que intro perfeita, letra linda, instrumental, tudo perfeito, total entrega. Aquele Outro Dia, super linda também, letra linda. Porque Deus Amou (pq Deus amoooouuu, pq Deus amoooouuu ♥) é perfeita, letra, melodia, instrumental, tudo lindo. Sabes Que Eu Te Amo, letra e instrumental lindos. Vinde a Mim, simplesmente linda, aquelas criancinhas lindas cantando ♥ ♥ ♥ E o dvd termina super bem com Luz do Mundo, música linda e viciante, suuuper legal as luzinhas rs...

Enfim, não tem nenhuma música que não tenha me agradado. Cada dia to com uma diferente na cabeça rs... Mas as preferidas são Me Cura, Tudo, Derramo Minha Vida e Porque Deus Amou. Lá no face, as preferidas do pessoal são Tudo e Me Cura

Vamos às opiniões do pessoal...

Guga Storari (ADM Clubinho do Lüdtke e FC do Caixa de Música)
"O Daniel pode fazer vários DVDs, mas todos vão ter uma concorrencia forte com Salmos, então estou entre os dois dvds. o DVD foi mais elaborado tecnicamente, me impressionou bastante no dia da gravação, mas novamente (como no filhos de israel) eles me decepcionaram ao passar o material para o dvd com edição e direção de imagens. quanto as musicas achei incrivel, a sensibilidade do Daniel ao falar de Jesus é nítida, pra mim é mais evidente nas músicas TUDO e PORQUE DEUS AMOU, minhas preferidas. a suzanne hirle, foi o ponto crucial pra essas musicas serem tão bonitas... vocal ainda prefiro a do salmos rsrs"

Caroll Eutrópio (ADM Clubinho do Lüdtke)
"Perfeição. Nada mais. Todas são perfeitas. Tenho uma coisa pra falar em relação ao vocal. Eu não gostei. Preferia o vocal antigo com A Riane Douglas e Marcele"

 Felipe Gustavo da Silva (ADM Clubinho do Lüdtke)
"Minha favorita é Me Cura, desde a primeira vez que ouvi. O DVD todo ficou muito bom, em todos os aspectos. Não tenho do que reclamar em relação a nada."

 Lucas Santos
"Curti muito a música "Me cura" que tem a letra bastante forte! É um insistente pedido de cura... A melodia deu muito certo!"

Laura Martins
"Gosteiiiiii de todas mas TUDO e PORQUE DEUS AMOU ficaram demaiis....alem do dvd estar liindo hahah nao tem nenhuma ruim...o vocal ta divino..cenario divoo (as luzinhas hahha sao divas haha) Tudo, porque Deus amou e vinde a mim foram as que mais me tocaram"

Darlanne Michelli
"TODAS são ótimas, só teve uma coisa ruim, a quantidade de faixas, 12 músicas é muito pouco, tinha que ter mais haha."

Larissa Cotta
"Eu não vi o dvd ainda Kkkkk mais já vi algumas músicas.. A minha preferida é Me Cura "

E vcs, o que acharam do dvd? Que venham mais lançamentos! Continuem acompanhando o blog e a página TrechosMusicAdv - Música Adventista e até a próxima!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

#rpsp - A (Nossa) História de Daniel


Boa tarde, gente bonita! :)

"Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões." Daniel 6:27 NVI

Hoje vamos falar de Reavivados Por Sua Palavra. Ok, o que isso tem a ver com nosso assunto preferido, música? Muito, há várias músicas inspiradas em capítulos ou versos da Bíblia, e, acompanhando sempre o #rpsp, geralmente posto lá na página essas músicas. E o livro de Daniel com certeza já serviu algumas vezes de inspiração pra composição de algumas músicas. Alguém lembra daquela musiquinha de infância "'Daniel, Daniel, aonde estás?' Daniel prontamente ao rei falou: 'meu Deus para mim mandou um anjo, tapou a boca dos leões e me salvou!'"? Fato é que devemos buscar a Palavra de Deus e ser inspirados por ela a cada dia.

Hoje chegamos ao capítulo 6 do livro de Daniel, o "famoso" episódio da cova dos leões. E com essa história, concluímos a primeira metade do livro, a parte histórica. Começando quando Daniel e seus amigos foram levados cativos pra Babilônia, lá eles se encontraram numa cultura diferente, e mesmo assim se dispuseram a manter aquilo que haviam aprendido e fieis aquilo que acreditavam. Decidiram não se contaminar com as comidas e bebidas do rei, não adorar nem se curvar diante de outro que não fosse o seu Deus, e permanecer fieis aos seus princípios e hábitos de oração.A Bíblia nos diz que Deus livrou Daniel e seus amigos de todo mal, os fez prosperar e fez com que através do testemunho deles os reis O conhecessem e O adorassem.

Reflita nessa história. Não somos nós também exilados, longe do nosso lar? Mais do que em qualquer tempo, agora é tempo de sermos como Daniel. Tempo de decidirmos não nos contaminarmos com esse mundo, não nos curvarmos diante do mal, e permanecermos fieis. Temos nós a mesma confiança de Daniel e seus amigos em Deus para permanecermos ao lado dEle apesar das circunstâncias desfavoráveis? Temos nós o hábito de Daniel de orarmos a Deus em todo tempo? As pessoas nos vêem como pessoas diferentes dos demais, as pessoas vêem o agir de Deus na nossa vida?

"Eles confiaram nEle, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus." Daniel 3:28 NVI

Com o fim se aproximando, cada vez mais a nossa posição tem que ser definida ao lado de Deus. Busque a Ele, a cada dia viva por Ele, deixe que Ele seja o centro da sua vida. Que assim como a história de Daniel foi escrita num livro da Bíblia, que tenhamos nós também a nossa história de fidelidade a Deus escrita num outro livro, o Livro da Vida.

Somos nós Assim Como Daniel Um Dia Foi?

Fiquem com Deus e até a próxima!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Que Realmente Importa



Olá pessoal :)

Certamente vcs já perceberam que sou do tipo que curte vários estilos musicais e to sempre aberta à novidades. O conceito da página realmente é esse, divulgar o máximo possível da música adventista, em todos os lugares, de todos os estilos e para todos os públicos. E sim, já ouvi muita coisa pra postar na página e não curti, não fez o meu "tipo", mas prefiro não ficar criticando.
Pois então, é só aparecer algo novo na música adv, que as críticas desnecessárias aparecem. O caso mais recente foi o clipe do Arautos do Rei - Tenho Paz, do novo projeto direcionado aos jovens que vai ser lançado em agosto, 360º. A música é de autoria do Pedro Valença, e se vcs perceberem o vídeo no youtube extraído do programa Código Aberto não tem comentários negativos. Mas Arautos é Arautos e tem que ter aquela "cara de quarteto", tem que se manter "tradicional", etc etc etc.
Sou fã do Arautos desde que me conheço por gente e tenho certeza que 90% dos membros da IASD tem o Arautos como referência de música adventista. E sim, eu tenho notado uma grande diferença do Arautos das "antigas" (entendam como década de 90, a fase marcante do quarteto, Jader Santos e tal) pras formações/cds mais recentes. Não que tenha "piorado" ou "melhorado", apenas mudou, mas afinal, muita coisa mudou nos últimos anos, não? Enfim, eu não vejo mais aquela harmonia de uns tempos atrás, mas as músicas continuam belíssimas, e o Arautos continua sendo o Arautos. Inclusive, melhor grupo gospel de 2013 segundo o troféu Promessas.
Mas e quanto ao clipe? Eu me encantei pela música desde que ouvi pela primeira vez no CA, considero o Pedro um dos maiores compositores advs da atualidade, e achei ótima a versão do Arautos, achei linda a harmonia e super curti o solo do Jairo, além do roteiro do clipe, fotografia e tal. Aí vem gente falar do ukelele, do ritmo, se é reggae ou seja lá o que for, que "não tem nada a ver com o Arautos". Fiz um post recentemente falando de instrumentos, ritmos e afins, vcs podem ler ou reler aqui, e repito o que eu já disse lá: tudo depende de como é utilizado. Acho que o ritmo e o ukelele se encaixam no estilo, e é o estilo Pedro Valença. Combina com o quarteto? Por que não? Aliás, vi comentários de que se fosse outro cantor/grupo o pessoal aceitaria numa boa... Nem sempre o tradicional é o que agrada a todos, assim como o que é novo. Achei uma boa mudança (o que não significa que o Arautos vá deixar de cantar músicas tradicionais, a capella, etc pra cantar só Pedro Valença), o Arautos tem 52 anos de história e de tradição e não vive cantando o que se cantava há meio século atrás, acho que atualizações são válidas dentro dos princípios e do bom senso.
Agora voltemos ao título do post, que também pode ser lido como uma pergunta. O que realmente importa?
O que realmente importa não é se a música agrada a nós, mas se agrada a Deus. E quem pode dizer o que O agrada?

""Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos”, declara o Senhor." Isaías 55:8

Enquanto as pessoas ficam criticando e julgando, o Arautos tá levando a mensagem que se dispôs há tanto tempo a levar. E outros cantores e grupos tão fazendo o mesmo, cada qual com seu jeito diferente de fazer música. Enquanto o mundo tá caminhando pro seu final, guerras, epidemias, catástrofes, o Arautos tá cantando que Jesus breve virá, e dizendo ao mundo que é possível ter paz em Cristo, é possível vencer as tempestades desse mundo.

O que realmente importa é o que vc tem feito pra levar a mensagem, pois Jesus está voltando, é só um pouco mais, um pouquinho mais...



God Bless!