sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Em Outros Tempos...



Olá pessoal! :)

Vcs provavelmente já ouviram alguém dizer "no meu tempo...". Os tempos mudam e a música também, certo? Será que a música já foi melhor ou a tendência é sempre melhorar? Tempos diferentes, estilos diferentes, mas que haja sempre o mesmo objetivo.
Depois de falarmos de música jovem, atual (veja aqui), hoje vamos falar de músicas "das antigas". Quem nasceu na igreja, deve ter aquela nostalgia de músicas da sua infância, adolescência, juventude, ou então já ouviu seus pais comentarem que as músicas do tempo deles é que eram músicas de verdade. Claro que cada época tem a sua peculiaridade, a música precisa se atualizar e cada vez mais se diversificar para abranger mais públicos, mas um pouco de "saudosismo" não faz mal nenhum também.
De uns tempos pra cá, o acesso à música e também a facilidade de produzir música se expandiram muito. Fico imaginando como era difícil e custoso há um tempo atrás pra se gravar cds, e a variedade de música que chegava às igrejas de todos os cantos era muito menor. Hoje em dia, mesmo que não se tenha condições de produzir um cd, a internet tá aí e qualquer pessoa que tenha uma câmera pode gravar um vídeo e acabar sendo conhecida nacionalmente (internacionalmente, quem sabe?) através do youtube.
Outra coisa que seguido ouço algumas críticas quanto à música é o estilo de louvor congregacional, que na opinião de algumas pessoas tem letras repetitivas e pouco significativas. Na verdade, o próprio objetivo dessas músicas é esse, as letras mais simples pras pessoas terem mais facilidade de aprender na igreja. Aliás, talvez o motivo desse "preconceito" seja que o estilo congregacional seja algo um pouco recente, porque "antigamente" o que se cantava na igreja eram os hinos do hinário, e da década de 90 pra cá o cd jovem.
O fato é que a música tem se expandido e hoje temos uma variedade enorme (confira as playlists no nosso canal) de cantores e grupos de todos os tipos e estilos espalhados pelo Brasil (e pelo mundo também). Há quem diga que "hoje em dia qualquer um canta", mas o salmista não diz "Tudo o que tem vida louve o Senhor!"? Que todos cantemos louvores ao Senhor! 
Independentemente da diversidade musical que temos hoje, vale sempre lembrar das músicas "das antigas" não é? Sou um pouco saudosista das músicas do Integração Jr que cantava no coral da escola, de Arautos, Alessandra Samadello e Fernando Iglesias que ouvia em fita... rs Mais alguém aí do tempo da fita? E dos LPs? rsrs
Confiram a minha listinha #FlashBack! 

Alessandra Samadello - Noite Colorida (1996)
Fernando Iglesias - Pra Sempre Vou Te Amar (1992)
Arautos do Rei - Se Ele Não For o Primeiro (1997)
Integração Jr - Gota de Cristal (1996)
Josué de Castro - Tu és meu Deus (1996)
Betty Souza - Tesouro
Paulo Selzelin - O Amor do Calvário
Prisma Brasil - Minha Vida Está em Ti (1996)
 
Grupo Integração - Lindo és meu Mestre
Sonete - Jesus Tu és a Minha Vida (1989)

Curtam a página TrechosMusicAdv - Música Adventista. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário