sexta-feira, 20 de março de 2015

Histórias de Fé - Cantando até o Fim


Em todo tempo, ser chamado a anunciar sua fé em meio a um mundo descrente ou desconhecedor da verdade não é fácil. Os apóstolos foram presos, exilados, martirizados de diversas formas. Mas  a mensagem seguiu seu curso, sempre através de um povo fiel. Vieram os valdenses e sua fé inabalável como as rochas nas quais se escondiam. Veio Wycliffe, o precursor dos reformadores, no século XIV, na Inglaterra. Ele estudou e encontrou os erros até então pregados, e traduziu a Bíblia para o inglês.

João Huss foi influenciado pelos ensinos de Wycliffe. Huss foi admitido na Universidade de Praga como aluno carente. Lá ele alcançou destaque no meio da igreja de Roma.

Foi por meio de dois quadros que ele enxergou um dos maiores enganos da igreja. A diferença totalmente visível entre as duas imagens: numa Jesus montado num jumentinho e com seus seguidores com roupas gastas, entravam sem grandes honras em Jerusalém; na outra, o papa em uma de suas procissões com suas ricas vestes, assim como seus cardeais, e o primeiro montado em um cavalo, com toda pompa possível.

A partir daí que João Huss passou a estudar mais e compreender outros erros pregados até então. Ele foi preso, enfraqueceu diante de uma enfermidade, Mas sua fé não se abalou.

"A graça de Deus o susteve. durante as semanas de sofrimento por que passou antes da sentença final, a paz celestial encheu seu coração. 'Escrevo essa carta', dizia a um amigo, 'na prisão e com as mãos algemadas, esperando a sentença de morte para amanhã [...] Quando, com o auxílio de Jesus Cristo, de novo nos encontrarmos na deliciosa paz da vida futura, sabereis quão misericordioso Deus Se mostrou para comigo, quão eficazmente me sustentou em meio de tentações e provas'". Ellen G. White - O Grande Conflito, pág 49. 

Quando foi julgado perante o concílio, e chamado a retratar-se ele afirmou:

"Com que cara, pois, contemplaria eu os céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! aprecio a sua salvação mais do que a este pobre corpo, ora destinado à morte." Idem.

Por fim, ele foi levado para a execução. E mesmo em meio às chamas, fez ouvir sua voz até que essa foi silenciada para sempre. Cantou, até o fim. Como Paulo e Silas que cantavam quando presos. Como o povo de Israel que venceu uma batalha cantando. Seu louvor subia ao céu não só nos bons momentos, não só quando tudo era paz e só havia motivos pra agradecer. No momento mais improvável, eles louvavam.

E fé talvez seja isso, mesmo nas circunstâncias contrárias enxergar motivos pra cantar. Porque nós talvez não enxerguemos soluções, talvez não entendamos o porquê do que acontece de ruim. Tantas vezes tudo que nós temos feito é andar na contramão do mundo seguindo os princípios eternos da Sua Palavra. E as coisas ruins acontecem. Talvez nós não sejamos chamados ao extremo de sermos presos ou nos tornarmos mártires. Mas as dificuldades da nossa vida, tão pequenas comparadas a isso, às vezes roubam nossa vontade de louvar.

Pode ser uma doença que se tenha a enfrentar, pode ser a perda de alguém, um relacionamento desfeito, um emprego perdido. Pode ser uma dor que nem vc entende, mas que te aflige mesmo assim. Pense nas algemas que prenderam as mãos e os pés dos apóstolos. Pense nas chamas que pouco a pouco levaram a vida de Huss. Eles cantaram mesmo assim. E eles encontraram paz em meio a tudo isso ao erguerem seus louvores a Deus.

Pense em Jó, que perdeu tudo que tinha, inclusive a sua saúde. Mas a sua fé não se abalava.

"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra" Jó 19:25 NVI
"O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Jó 1:21 NVI

Louvado seja o nome do Senhor! Ainda que tudo te seja tirado, até a vida, Deus segue sendo Deus. Deus tem sempre melhores soluções!


Deus me deu, e Ele pode me tirar,
Grato sou, me alegro a cada respirar.
Podem os meus dias se acabarem,
Da minha história isso não é o fim,
Deus tem melhores soluções pra mim,
Isso me basta, eu posso ser feliz!

Siga cantando até o fim!
#FelizSábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário