O problema do povo de Israel tinha o tamanho de um mar que os impedia de avançar, ou o tamanho do exército egípcio que marchava logo após eles. Eles haviam chegado até o Mar Vermelho, e ali, sua fé foi provada; e naquele momento eles pensaram ter sido melhor se tivessem ficado no "conforto" do Egito. Mas como tinha sido sua jornada até ali?
Eles viveram durante 400 anos como escravos, enfrentando castigos e aflições nas mãos dos egípcios. Parecia que Deus Se esquecera deles, mas, na verdade, essa impressão era um reflexo de seu próprio comportamento, se misturando aos egípcios e muitas vezes seguindo seus próprios caminhos. Então Deus levantou diante deles um libertador, realizou seus milagres derramando pragas sobre o Egito, e, ao mesmo tempo, protegendo Seus filhos. Na sua jornada rumo à Terra Prometida, uma coluna de nuvem e de fogo os protegia do calor e do frio do deserto, e ainda iluminava seus caminhos; mas mais do que isso, era a presença visível do seu Libertador invisível.
Mas as maravilhas de Deus não causaram grande efeito em suas mentes, pois diante da provação maior, pareceu-lhes melhor tudo que viveram antes. A rotina da escravidão parecia menos dificultosa agora, preferiam não ter saído da sua zona de conforto.
Avançando alguns séculos na história do povo de Deus, vemos novamente um problema do tamanho de um exército, dessa vez os filisteus, e outro ainda mais assustador que atendia pelo nome de Golias e desafiava o povo a cada dia. Enquanto o povo estava amedrontado, um menino corajosamente se dispôs a enfrentá-lo. Que ousadia, como esse menino teria tamanha coragem?
Davi aparece na história bíblica quando Samuel sai à procura de um novo rei para Israel, que depois de analisar cada um de seus irmãos mais velhos, encontra e unge aquele que era apenas um menino, um pastorzinho de ovelhas. Ali entre as planícies e colinas de Belém, enquanto cuida do rebanho, Davi vive seus dias em comunhão com o céu, louvando o Criador com as mais belas melodias com sua voz e harpa. Em meio à vida de tranquilidade, algumas provações sempre aparecem. Mas ele aprendeu que da mesma maneira que ele defende e protege as suas ovelhas dos perigos, o seu Pastor está com ele, ainda que no vale da sombra e da morte.
"Revelações diárias do caráter de seu Criador enchiam o coração do jovem poeta de adoração e regozijo. Na contemplação de Deus e Suas obras, as faculdades do espírito e coração de Davi estavam a desenvolver-se e a fortalecer para a obra de sua vida posterior." [...]
"Quando se achava absorto em profunda meditação, e perseguido por pensamentos de ansiedade, volvia a sua harpa, e arrancava acordes que elevavam seu espírito ao Autor de todo o bem, e dissipavam-se as negras nuvens que pareciam obscurecer o horizonte do futuro. Deus estava a ensinar a Davi lições de cofiança. [...] Sua experiência nessas coisas provou o coração de Davi, e desenvolveu nele coragem, força e fé. Ellen G. White - Patriarcas e Profetas, pág 472, 475.
Sua coragem se encontra na certeza de que o seu Deus, o SENHOR dos Exércitos, é maior do que aquele gigante. Da mesma forma que já o livrara dos ferozes animais que atacavam seu rebanho, Ele o livraria daquele "probleminha".
O desfecho dessas duas histórias? Um pastor, um idoso libertador com apenas seu cajado abriu o mar, e o povo passou em segurança, enquanto seus inimigos foram destruídos. Outro pastor, um jovenzinho futuro rei com apenas uma funda derrubou um gigante, e o povo pôde vencer os seus inimigos. Ambos tiveram uma fé maior que os seus problemas, e viram Deus agir e vencer por eles.
"Ele os poderia ter livrado de qualquer outro modo, mas escolheu este a fim de lhes provar a fé e fortalecer a confiança nEle. O povo estava cansado e atemorizado; todavia se se tivessem conservado para trás quando Moisés lhes ordenou avançar, Deus nunca lhes haveria aberto o caminho." Idem, pág 201.
Qual é mesmo o tamanho do seu problema? E qual o tamanho da sua fé? Jesus disse que mesmo uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas. Então diante dos maiores problemas, basta olhar para cima e lembrar que Deus é muito maior que eles, então sua fé será fortalecida e crescerá a cada vitória.
"Frequentemente a vida cristã é assediada de perigos... A imaginação desenha uma ruína iminente perante nós... Contudo a voz de Deus fala claramente: "Avante!" (...) A incredulidade fala ao nosso ouvido: "Esperemos até que os impedimentos sejam removidos, e possamos ver claramente nosso caminho"; mas a fé corajosamente insiste em avançar, esperando tudo, em tudo crendo. A senda por onde Deus guia, pode estender-se através do deserto ou do mar, mas é um caminho seguro." Idem, pág 202.
Deus quer abrir o mar pra você, mas antes você precisa crer ♪
Nenhum comentário:
Postar um comentário