sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Histórias de Fé - Preparados para a Batalha



Depois de algum tempo, retornamos com as Histórias de Fé, agora da coleção Série Conflito.

{A música deste post e dos posts anteriores estão na playlist ▶Músicas de Fé no Spotify, dê o play e prossiga a leitura!}

O personagem dessa vez, do livro Os Ungidos, é o rei Asa. Ele reinou em Judá, era filho de Abias, neto de Roboão e bisneto de Salomão. Enquanto Reis idólatras reinavam em Israel, esse bom rei reinava em Jerusalém.
É dito em 2 Crônicas que ele "fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova." (14:2) Combateu a idolatria, e fez com que o povo buscasse e obedecesse a Deus. "E o reino esteve em paz durante o seu governo." (v.5)

Ellen White conta a história de quando a "fé de Asa foi duramente provada", quando os etíopes atacaram o reino, afirmando que ele não confiou nas suas cidades fortificadas, com seus muros, torres, portas e trancas, nem no seu exército. Mas "o rei colocou sua confiança em Jeová. Ele buscou a ajuda de Deus para entrar com seu exército no campo de batalha."

Ellen segue então afirmando como essa situação encontrou o rei e seu povo. "Tinham eles confessado cada pecado? Tinham os homens de Judá confiança total no poder de Deus para os proteger? Do ponto de vista humano, o imenso exército do Egito exterminaria tudo que estivesse à sua frente. No período de paz, porem, Asa não buscou os divertimentos e prazeres, mas aproveitou para se preparar para enfrentar qualquer emergência. Preparou seu exército para o conflito e se esforçou para levar o povo a fazer as pazes com Deus. Então, em meio à crise, sua fé não vacilou.
Por ter buscado a Deus nos dias de prosperidade, no dia da adversidade, o rei podia descansar nEle. 'Senhor, não há ninguém como Tu para ajudar os fracos', ele suplicou. 'Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em Ti pomos a nossa confiança, e em Teu nome viemos contra este imenso exército.' (v.11)
Deus recompensou a fé do rei Asa de maneira impressionante. 'O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá. Os etíopes fugiram. [...] Foram destruídos perante o Senhor e Suas forças.' (v.12, 13)." (Os Ungidos, pág.48)

Vemos nessa história que a fé não é algo que nós adquirimos de uma hora pra outra. Na hora da adversidade, lembrar de um Deus há tanto esquecido e clamar por sua ajuda não é a garantia da vitória. Mas é nos preparando cada dia para qualquer dificuldade que possa aparecer. Desenvolvendo a fé que trará a vitória.

"Sim, fé viva e eficaz! Dela necessitamos; devemos possuí-la, ou desfaleceremos e fracassaremos no dia da prova." (Testemunhos Seletos, vol.2, pág.70)

Busquemos a Deus cada dia, assim, nossa fé se fortalecerá e estaremos preparados para enfrentar nossas batalhas.
Desista de lutar sozinho, de confiar nas próprias forças, e te entrega!

_________________________________
Histórias de Fé
2° Temporada
#1 Em Frente (Os Escolhidos) - Abraão, Ló, Jacó e José
1° Temporada
#1 Qual o Tamanho do Seu Problema? (Patriarcas e Profetas) - Israel e Davi
#2 Erga teus Olhos e Cante (Profetas e Reis) - Josafá
#3 Mesmo Sem Ver (Profetas e Reis) - Elias
#4 Poder e Querer (Desejado de Todas as Nações) - o nobre e o leproso
#5 (Im)Possível? (Atos dos Apóstolos) - Pedro
#6 Cantando até o Fim (O Grande Conflito) - João Huss
#7 Escritas no Livro - o Livro da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário