sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Histórias de Fé - Poder e Querer


Provavelmente vc já ouviu a expressão ''querer não é poder'', geralmente, na nossa incapacidade, nós queremos muito e podemos pouco. Mas quando se fala  de Deus, em Sua infinitude e onipotência, podemos ver o inverso, Ele pode tudo, basta que queira.

Deus nos diz: "Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos ... Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos." Isaías 55:8,9 NVI. Mas em Jeremias 29:11 lemos também: "'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'" NVI. Embora não possamos compreender tudo o que Deus quer, podemos saber que o que Ele quer pra nós é o bem. 

Começamos falando da história de um nobre de Cafarnaum. Ele ouvira falar dos milagres de Jesus. Mas ao vê-Lo, duvidou que Ele pudesse ajudá-Lo. Mas ainda assim apegou-se a fé.

"Ao ver apenas um homem simplesmente vestido, poento e exausto da viagem, vacilou-lhe a fé. Duvidou que esse Homem pudesse realizar o que viera pedir-lhe. (...) [Jesus] Sabia que o pai estabelecera em seu espírito condições quanto a crer [nEle]. A menos que sua petição fosse atendida, não O havia de aceitar como o Messias. 'Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.' João 4:48 NVI (...) No entanto o nobre possuía certo grau de fé; pois viera pedir aquilo que se lhe afigurava a mais preciosa de todas as bênçãos." Ellen G. White - O Desejado de Todas as Nações, págs. 129,130.

A segunda história é de um leproso, um indigno da sociedade. Nenhum outro leproso ousara até então buscar a Jesus. E ele tinha medo que Ele não quisesse ajudá-lo. Mas ainda assim apegou-se a sua fé.


"Desde os dias do profeta Eliseu, nunca se ouvira falar de tal coisa como a cura de uma pessoa atacada dessa moléstia. Não ousavam esperar que Jesus fizesse em seu benefício aquilo que nunca realizara por homem algum. Houve entretanto alguém em cujo coração a fé começou a brotar." Idem, pág. 177.

"'Senhor, se quiseres, podes purificar-me!' Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Quero. Seja purificado!'" Mateus 8:2,3 NVI

O resultado das duas histórias é que eles alcançaram as bênçãos que desejavam. Não porque as mereciam, não porque eles quiseram uma prova de que Jesus pudesse os ajudar. Mas porque Jesus quis ajudá-los. Jesus quis mostrar a eles que eles precisavam mais que favores ou coisas temporais. Ele queria dar-lhes cura espiritual e salvação.


Recentemente ouvi uma música que dizia: "eu não preciso mover uma montanha, mas eu sei que posso". E é verdade, muitas vezes as montanhas que queremos que Deus mova por nós, ou que nós mesmos queremos mover, são para que nós nos gloriemos, nos exaltemos, e pareçamos melhores. Mas como em uma outra história lemos que Deus faz milagres para que a Sua glória seja revelada, para que o Seu nome seja exaltado, e assim reconheçamos que dependemos dEle. Sim, Ele sempre quer nosso bem, mas nem sempre isso é exatamente aquilo que queremos ou do jeito que nós queremos


Hoje talvez não compreendemos, achamos que Ele não pode ou não quer nos ajudar, mas que nos apeguemos a fé. Ele pode, se quiser, Ele fará milagres na nossa vida.



Eu sei que Tu podes,
Senhor, se quiseres,
Podes me purificar!

#FelizSábado!

Leia também:
Cântico de libertação 
#Análise - Jesus Luz do Mundo - Daniel Lüdtke

Um comentário: