sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cantar, Pregar, Viver...

"Adorem Aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas" Apocalipse 14:7 NVI



A música faz parte da vida de muita gente e tem um papel muito importante na adoração. É através dela que louvamos, ou seja, exaltamos a Deus. Mas aquilo que cantamos reflete uma vida de adoração?
Louvar, segundo o dicionário Michaelis, significa bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar. Já adoração tem o significado de demonstração de afeto, respeito ou submissão e também "ato pelo qual reconhecemos a nossa dependência de Deus." No original bíblico, várias palavras diferentes são utilizadas para designar "Adoração", veja o significado de algumas delas:

"Adoração significa prestação de honra ou homenagem reverente. A adoração verdadeira do Criador abrange todo aspecto da vida da pessoa. [...] Uma das palavras hebraicas que transmite a idéia de adoração ('a.vádh ) significa basicamente "servir". [...] O verbo grego la..treú.o usado em alguns capítulos de Lucas e o substantivo la.treí.a no livro de João e de Romanos transmitem a idéia de se prestar não meramente um serviço comum, ordinário, mas sim serviço sagrado, sendo aqui então indicando "adoração" no mais pleno sentido da palavra, pois fala de um serviço prestado a Deus.(Lucas 1: 74) [...] o verbo grego la.treú.o expressa basicamente um serviço prestado a Deus de corpo e alma, demonstrando estar a pessoa "adorando" a seu Deus." [Fonte]


Assim, a adoração não está somente em não ter outros deuses ou ídolos na sua vida, e exaltar a Deus acima de tudo, mas também tem relação com a dependência, o serviço, a entrega total a Deus. 
Quantas vezes nós cantamos "Senhor, eu quero brilhar por Ti", mas nossa própria vida se encontra em escuridão? Quantas vezes cantamos do amor de Deus, mas não o demonstramos? Cantamos "sou feliz com Jesus, meu Senhor", mas realmente o somos? O que nós escondemos atrás de belas melodias e letras inspiradoras? Um coração infeliz, uma vida vazia... um "sepulcro caiado" que acha que simplesmente basta estar na igreja todo sábado, guardar todos mandamentos e viver de aparência?

"Esse povo se aproxima de Mim com a boca e Me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. A adoração que Me prestam é feita só de regras ensinadas por homens." Isaías 29:13 NVI

Gosto de uma música que diz: "Não vai valer a pena pregar o amor, se esse amor não nos transformar; por que falar de um lugar onde o seu coração não está? Não faz sentido viver proclamando a mensagem da cruz, se no dia escolhido por Deus, não ficarmos ao lado da luz". O sentido do louvor e da nossa mensagem se encontra na sinceridade e na essência da nossa vida, na coerência entre o que cantamos/pregamos e o que vivemos. Há sim, aqueles momentos em que a dor nos atinge, os problemas parecem sem fim, e o nosso louvor parece não ter sentido, mas nesses momentos nossa adoração deve refletir nossa fé e dependência em Deus. Mesmo quando a luz do mundo se apaga, e os aplausos cessam... Quando Deus fica em silêncio, e as respostas não vem... Ainda assim confie, espere, adore de coração. 

Deixe o amor que você prega te transformar, para que o mundo realmente veja Deus na tua vida, muito além das palavras, nas ações. É fé, é dependência, é entrega, é serviço. Sim, todos nós, eu e você, somos, em algum momento, hipócritas na nossa adoração. Mas ainda há tempo pra mudar, a graça está ao nosso alcance, ela pode transformar nossa vida.

Mais que belas palavras, belas melodias. Adoração, sincera e silente, começa quando a música termina.

veja o vídeo A História Por Trás da Música
"Silente Adoração" - Pedro Valença 

Nenhum comentário:

Postar um comentário