sexta-feira, 20 de junho de 2014

Instrumentos de Deus




"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." 1 Coríntios 10:31 NVI

O assunto sempre aparece, é um comentário ou outro, uma polêmica aqui, gente defendendo ali. A minha opinião é que tudo depende da forma como é utilizado. Podemos falar de bateria na música, redes sociais, internet de modo geral. Estendendo o conceito, temos o tempo e a nossa própria vida. Instrumentos. Como, pra quê e por quê utilizamos?
Até pouco tempo, expressões como "retuitar", "curtir", "compartilhar", "seguir" não faziam parte do nosso dia-a-dia, ou eram utilizadas em outro contexto. As redes sociais são uma ferramenta de internet nova, a própria internet é relativamente nova. Muito se fala acerca do mal uso da internet, mas muito tem sido feito através dela. Os perfis da Igreja Adventista no twitter, com 53k (k=mil) seguidores, e no facebook, com 540k curtidas, da Novo Tempo, com 89k no twitter e 445k no facebook, além de diversas outras páginas relacionadas, demonstram a quantidade de adventistas conectados. E no site A Única Esperança, quase 1 milhão de pessoas já leram o livro. Pensemos na quantidade de pessoas conectadas no mundo todo, quantas delas muitas vezes não encontrariam o evangelho de outra forma que não fosse o mundo virtual.
Voltando um pouco no tempo, a televisão não era um meio tão acessível à maioria da população. E, ao se tornar parte da vida das pessoas, muita gente sempre a vê de uma forma negativa, uma programação que não traz benefício algum a que a assiste. Hoje a Novo Tempo está presente em canal aberto em muitas cidades, além de 70% da tv paga, com potencial de alcançar mais de 40 milhões de pessoas. Quantas casas que talvez não seriam alcançadas, recebem a Esperança pela tv.
Mas vamos falar da questão mais polêmica. O nosso assunto preferido, música. Será que ficou no passado o tempo em que as músicas eram solenes, tradicionais? Não, a solenidade e o estilo tradicional ainda fazem parte da nossa música. Mas a contemporaneidade "pede" uma adaptação também. Cada pessoa tem seu gosto pessoal, isso é fato porque Deus nos fez diferentes, e a música, que é criação dEle também não é restrita a um único estilo. Deus é um Deus de diversidade. Hoje vemos "por aí" que o estilo Gospel propriamente dito ficou nas letras. Tem pop, pop rock, rap, eletrônica, folk, romântica, sertanejo, forró e até funk. Claro, acredito que alguns ritmos não combinam com o louvor que Deus merece, mas outros são formas diferentes que podem alcançar pessoas que gostam de estilos diferentes. Diversidade. 
A bateria... Lembra da questão do início do post? Vamos falar do piano/teclado, tradicional né? Pois então, é tão lindo um piano bem tocado, fazendo um fundo musical ou acompanhando o vocal. Mas a mim pelo menos incomoda quando é tocado num volume muito alto, se sobressaindo na música e mais alto que as vozes da congregação. Entendeu? A bateria é um acompanhamento, ela dita o ritmo da música, mas não deveria se sobressair nela. Todo instrumento musical serve pra formar uma harmonia, não para chamar a atenção para si, mas para tornar a música como um todo agradável a quem ouve. E o instrumento não emite som por si mesmo, tudo depende de quem o toca, e da maneira como o toca. E como é lindo ouvir uma música com o instrumental bem arranjado, ou uma pessoa que se dedicou a desenvolver seu talento em algum instrumento.
Depois de tudo isso, já parou pra pensar como a tua vida tem sido um instrumento? Quantas pessoas talvez dependam de você pra encontrar a esperança? Pense de que forma o seu tempo na escola, trabalho, e nas próprias redes sociais que comentei anteriormente, pode ser utilizado por Deus pra alcançar alguém; o tempo que você tem gasto com outras coisas menos importantes, poderia ser usado por Deus e pra Deus. Os próprios anjos gostariam de levar a mensagem, mas Deus colocou essa missão sobre nós. Mas lembre que, em tudo que fizer, não é por você mesmo, você é apenas parte da melodia composta por Deus.

"E qual será o som que sai de mim, Senhor? O som do meu coração..."
 
Parafraseando Paulo, quer comam, quer bebam, quer tuitem ou compartilhem, quer cantem, toquem ou preguem, façam tudo para a glória de Deus.
Entregue-se a Ele, disponha-se a ser usado como um instrumento nas mãos de Deus.

Eu quero ser usado só por Ti,
Eu quero viver em Teu amor,
Eu quero ser um instrumento em Tuas mãos,
Para mostrar ao mundo o Teu amor aonde for,
Eu quero ser exclusivamente Teu.



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário