segunda-feira, 15 de setembro de 2014

100 Anos Hinário Adventista no Brasil


Oláá!

Há alguns meses atrás tivemos no TMA um especial sobre os 100 anos do Hinário Adv no Brasil. Como o blog foi criado um pouco mais recentemente, agora eu resolvi criar um post pra relembrar um pouco o assunto.
O primeiro hinário no mundo foi criado por Tiago White em 1849, e até 1900 mais dois hinários foram criados pela igreja mundial. Em 1914 foi criado o primeiro hinário brasileiro, o Cantae ao Senhor – Hymnos para Cultos e Solemnidades Religiosas, que até 1919 teve algumas modificações. Em 1933 foi criado o Hinário Adventista, que tinha 333 hinos, agora acompanhados de música. O Cantai ao Senhor foi criado em 1963 e tinha 620 hinos e foi utilizado até 1996, quando foi lançado o Hinário Adventista do Sétimo Dia, usado até hoje. Mais sobre essa história vc pode ler aqui.
Nós fizemos uma pesquisa lá na página, no total foram 200 participantes. Em questões gerais, descobrimos que a grande maioria dos amigos do Trechos são do nordeste, tem entre 21 e 30 anos e entre 11 e 20 anos de IASD. A grande maioria possui hinário, e mais de 60% tem aplicativo do mesmo. Ficou bem dividido a quantidade dos que levam e dos que não levam o hinário à igreja, mas a utilização dele nos programas da igreja e culto de pôr-do-sol é ainda bastante grande. E apesar de muita gente achar que deveria haver mais composições nacionais, a grande maioria é contra a substituição do hinário, mas aberta a novas versões.
A minha opinião é que o hinário faz parte da IASD há um século e vai continuar sempre fazendo parte. Versões são bem-vindas, novos louvores congregacionais e cds jovens também. Mas certas coisas tradicionais sempre se mantém. Há quem seja contra qualquer atualização, e há quem ache que o atual é melhor. Acredito que o meio-termo é a melhor opção.
Claro que a multimídia e toda tecnologia contribuem muito no culto, mas às vezes acabam "cantando" mais alto que a igreja. Na verdade, mais que a questão de se usar hinário, se usar multimídia e/ou acompanhamento, o importante é que cada um reconheça aqueles momentos de louvor no culto como momentos especiais em que todos tem a oportunidade de adorá-Lo. Louvar com o coração, mais que com o dvd ou o instrumento.

Na sua igreja, como tem sido utilizado o hinário? Como tem sido os momentos de adoração?

Veja mais:
Hintória do Hinário e dos Hinos
Resultado das Pesquisas
Trechos de Hinos

Um comentário:

  1. Eu não costumo tanto a escutar em casa os hinos do hinário como se eu tivesse escutando musicas de algum cantor, mas amo cantar na igreja, em casa, em eventos os hinos do hinário... são muitos inspiradores!! Não devem ser substituídos, são nossas raízes, nosso alicerce na música adventista. Mas entra, de certa forma, em conflito com a contemporaneidade pós moderna, os novos jovens, que preferem escutar musicas mais animadas, ritmadas, worships e etc. Eu me enquadro nesse perfil, mas não quero deixar de gostar e valorizar a adoração através do hinos tradicionais que marcaram e marca minha história como cristão! =D

    ResponderExcluir